terça-feira, 19 de março de 2013

O que é Inteligência Emocional?


A inteligência emocional (IE) refere-se à capacidade de perceber, avaliar e controlar as emoções. Alguns pesquisadores sugerem que a inteligência emocional pode ser aprendida e reforçada, enquanto outros afirmam que é uma característica inata.


Desde 1990, Peter Salovey e John D. Mayer têm sido os principais pesquisadores sobre inteligência emocional. Em seu influente artigo "Inteligência Emocional", eles definiram inteligência emocional como "o subconjunto da inteligência social que envolve a capacidade de monitorar a própria ea dos outros sentimentos e emoções, de discriminar entre elas e usar esta informação para orientar o pensamento e ações "(1990).

Os quatro ramos da Inteligência Emocional

Salovey e Mayer propôs um modelo que identificou quatro fatores diferentes de inteligência emocional: a percepção da emoção, a razão habilidade com as emoções, a capacidade de compreender a emoção ea capacidade de controlar emoções.

Percepção da emoção: O primeiro passo é compreender as emoções com precisão percebê-los. Em muitos casos, isso pode incluir o entendimento de sinais não-verbais, como a linguagem corporal e as expressões faciais.

Raciocínio  com emoções: O próximo passo envolve o uso de emoções para promover o pensamento e atividade cognitiva. Emoções ajudam a priorizar o que estamos atentos e reagir, nós respondemos emocionalmente a coisas que chamar a nossa atenção.

Compreendendo as Emoções: As emoções que percebemos pode transportar uma grande variedade de significados. Se alguém está expressando emoções de raiva, o observador deve interpretar a causa da sua raiva e do que isso pode significar. Por exemplo, se o seu chefe está agindo com raiva, isso pode significar que ele está insatisfeito com o seu trabalho, ou pode ser porque ele tem uma multa em seu caminho para o trabalho naquela manhã, ou que ele está lutando com sua esposa.

Gerenciando Emoções: A capacidade de gerenciar as emoções de forma eficaz é uma parte fundamental da inteligência emocional. Regulação das emoções, respondendo adequadamente e responder às emoções dos outros são todos aspecto importante da gestão emocional.

De acordo com Salovey e Mayer, os quatro ramos do seu modelo são ", organizadas a partir de mais processos psicológicos básicos para mais altas, processos mais integrados psicologicamente., Por exemplo, o ramo mais baixo nível diz respeito às habilidades (relativamente) simples de perceber e expressar emoções. Na contraste, o ramo mais alto nível diz respeito à regulação consciente, reflexivo de emoção "(1997).

Visão do - John D. Mayer
"Em relação a medir a inteligência emocional - Sou um grande crente que o critério-reportagem (isto é, capacidade de teste) é o método adequado apenas para empregar Inteligência é a capacidade, e está diretamente medido apenas por ter perguntas das pessoas e avaliar a resposta. correção dessas respostas ".

Reuven Bar-On do EQ-i

Um teste de auto-relato desenvolvido para medir as competências, incluindo consciência, tolerância ao estresse, resolução de problemas, e felicidade. De acordo com Bar-On, "A inteligência emocional é um conjunto de capacidades não cognitivas, competências e habilidades que influenciam a capacidade da pessoa para ter sucesso em lidar com as demandas e pressões ambientais."

Multifatorial Escala de Inteligência Emocional (MEIS)

Um teste de habilidade baseado em que os examinandos executar tarefas destinadas a avaliar a sua capacidade de perceber, identificar, compreender e utilizar as emoções.

Seligman Questionário estilo de atribuição (SASQ)

Originalmente concebido como um teste de triagem para o seguro de vida da empresa Metropolitan Life, o otimismo medidas SASQ e pessimismo.

Inventário de Competência Emocional (ECI)

Baseado em uma antiga instrumento conhecido como o questionário de auto-avaliação, o IPI implica ter pessoas que sabem as classificações oferecem individuais de habilidades dessa pessoa em um número de diferentes competências emocionais.

Referências:

http://psychology.about.com/od/personalitydevelopment/a/emotionalintell_2.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Emotional_intelligence

Nenhum comentário:

Postar um comentário